Estudos de Mercado
Elaboramos estudos de mercado e análises de viabilidade económica de projetos de investimento em ativos imobiliários, podendo incidir sobre as áreas residencial, de escritórios, comércio, turismo, industrial, entre outras.
Estudos de Mercado
Os estudos de mercado produzidos pela A.M.S. servem de suporte e apoio às decisões de investimento, dirigindo-se a clientes dos mais diversos setores de atividade, incluindo instituições financeiras e fundos de investimento imobiliário (que centram, respetivamente, as suas operações na concessão de crédito e aquisição de imóveis para rendimento e/ou promoção imobiliária), promotores, gabinetes de arquitetura, advogados, cadeias hoteleiras, construtoras ou particulares.
Embora variem em função dos objetivos definidos, os estudos de mercado realizados pela A.M.S. apresentam uma análise que abrange:
- Caracterização territorial (enquadramento da zona em estudo);
- Caracterização socioeconómica (indicadores económicos, demográficos, etc.);
- Caracterização do perfil do comprador;
- Caracterização do mercado Imobiliário (levantamento de projetos, preços médios, rendas médias, yields, taxas de rendibilidade, tipologias, etc.);
- Análise da Viabilidade Económico-Financeira;
- Análise SWOT;
- Tendências;
- Conclusões e Recomendações.
Estudos de Viabilidade Económica de Projetos de Investimento Imobiliário
Antes de um investidor (empresa ou particular) avançar com a execução de qualquer investimento imobiliário é recomendável que se proceda a um estudo de viabilidade económica. Esta é uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de negócio imobiliário, quer se trate de uma promoção imobiliária ou de um investimento de rendimento.
Os estudos de viabilidade económica têm como principal objetivo a avaliação do valor e redução do risco associado à incerteza sobre o retorno dos investimentos a efetuar. A realização deste tipo de estudos é particularmente necessária sempre que os montantes envolvidos ou o grau de importância é elevado.
Para uma boa tomada de decisões sobre a viabilidade económica de projetos de investimento tem que se ter em conta os critérios de análise com base na atualização financeira. De entre esses critérios, os mais utilizados são: o VAL (Valor Atualizado Líquido), o IR (Índice de Rendibilidade), a TIR (Taxa Interna de Rendibilidade) e o Período de Recuperação do Capital.